blog

Marketing Estratégico
18
Out
Marketing Estratégico: entenda como aumentar sua renda!



A importância do Marketing Estratégico
Entender sobre o seu negócio é sempre algo que demanda envolvimento e muita atenção.  O Marketing Estratégico, muitas vezes, parece um bicho de mil cabeças que atormenta os empresários- seja pequeno ou grande, e é realmente um assunto complexo.
O Marketing se divide em grandes fatias, falando vulgarmente, e a estratégia é um desenvolvimento que ajuda na hora de pensar em ações, textos, postagens e até ações offlines (envolvem parte de flyers, bussdoor, outdoor e afins). Isto é, pensar, criar uma estrutura e seguir um cronograma é algo que vai muito além de vender. Hoje, o mundo e as compras mudaram, assim como seus compradores e por isso estar ligado às tendências é um diferencial para quem deseja ter o famigerado SUCESSO!
No Marketing, seja dele de conteúdo, digital ou estratégico, é muito importante pensar sempre em micro-ações dos clientes, em criar Personas, em produto, saída e lucratividade. Desenhar estes passos pode te ajudar a movimentar o seu negócio. Ou melhor dizendo, as micro-ações te ajudam a compreender como seu comprador se comporta, pensa e age. Assim, também, temos as Personas, estas que são desenhadas exclusivamente para o seu negócio e despertam os momentos certos de postagens nas redes sociais, horários de compras na sua loja (física ou on-line) e como ela vive- idade, sexo, trabalho, relacionamento, desejos e anseios. Por fim, pensar em produto é saber fazer um link entre, se seu produto é interessante e atrativo, até qual o interesse da sua persona nele, para que, assim, você entenda a saída dele e a lucratividade ( os ASSUSTADORES NÚMEROS).
 As estratégias
As estratégias são inúmeras e exclusivas de empresa para empresa, pois é preciso pensar em integração com um todo, desde acessibilidade até a experiência do usuário com a sua loja e produto- conceito este visto no Design Experience. É sempre fundamental pensar, refletir e estruturar as ações, sejam estas on-line ou off-line, para que o seu engajamento e resultados sejam positivos e crescentes. Porém, é muito importante relembrar que as estratégias não são engessadas e por isso é necessário mensurar todo resultado e ação.
                                                                               A mensuração
A mensuração, seja na Coca-cola como em uma pequena mercearia, é a parte mais complexa de uma estratégia. Em outras palavras, ela se dá por meio de diversas plataformas, formas e estruturas. Seja você, querido leitor, um pequeno ou um grande empresário, esta parte será DIFÍCIL e cheia de obstáculos.
A mensuração mostra os dados, sejam positivos ou não, e é uma fase fundamental para as ações de Marketing, pois mostra qual a efetividade de uma campanha. Mensurar é um verbo complexo que traz desespero, principalmente para quem investe em ações off-lines que listamos acima, pois não há forma simples de realizar a coleta de dados, complicando a vida dos marqueteiros de plantão.
                                                                     Minha empresa e a estratégia ideal
A fórmula do resultado positivo é buscada por todos, sem exceção. Porém, não é clara e simples como um cálculo matemático exato. Falando claramente, a estratégia não é nunca será igual para todos, meu caro. Por isso, é fundamental realizar um estudo de Marketing, Publicidade e Gestão em uma empresa, independentemente do tamanho que ela for.  A estratégia que deu certo para a Apple pode não dar para sua, assim como a do LinkedIn não se cabe no Facebook e a do Facebook não se cabe no Twitter... E assim vai... Sua empresa é exclusiva e as suas estratégias também são.
         Funil de Vendas
 Estratégia que resulta em VENDAS. Quem não quer vender muito, ter alta margem e sair por aí decolando? É o sonho de todos, sabemos. Mas Soma, como eu posso pensar em tudo isso?
Com o Funil de Vendas, este que te dá um desenho- literalmente falando- de como esquematizar o passo a passo para o Marketing Estratégico.
O Funil de Vendas se baseia em:
Gerar Leads- que pode ser feito por Landing Page, E-mail Marketing, Postagens e até uma Mensagem de WhatsApp. Esta é a etapa de atração do Lead, hein.
Qualificar Leads- etapa de coleta dos leads e estrutura de tal. Manter ele conectado é fundamental
Avaliação- entender os desafios da sua lead e os problemas que ela enfrenta.
Solucionar o problema- é dar o remédio para a sua dor
Converter- a melhor parte, pois seu lead está bem pertinho de você e ele está quase na hora de decidir sobre a compra.
VENDER- depois de tudo isso, chegou a hora de concluir a compra! Mas lembre-se, essa parte é legal, mas não menos importante que qualquer outra acima.
 As etapas do Funil são bem claras e mostram muito como o atual comprador de porta diante da sociedade moderna. Por isso, seguir essa “regrinha” ajuda a manter seu negócio vivo e as vendas bem quentinha!
 Poxa, cheguei aqui e onde está o Marketing Estratégico? Ele está em tudo o que te mostramos acima. É, isso mesmo, tudo o que escrevemos fazem parte do Marketing Estratégico! 
Agora, para finalizar, lembre-se que a estratégia faz parte do Marketing, assim como seu produto para a venda. Então, não pense que tudo isso é bobeira pois definitivamente não é. Entender, compreender e vender são palavras e ações que ficam juntinhas sempre e fazem partes do Marketing Estratégico. Esperamos que este artigo tenha sido de grande valia e queremos vê-lo aqui em breve.
 

compartilhe!


Comentar