blog

Branding: O que é e como fazer gestão de marcas.




Branding: O que é e como fazer gestão de marcas.

 

Em primeiro lugar, é importante salientar que Branding e Marketing são duas coisas distintas. Envolve marketing, é claro. Mas não é apenas isso.

Branding é a gestão das estratégias de marca de uma empresa, ela envolve ações relacionadas ao propósito, valores, identidade e posicionamento, visando torná-la mais desejada e despertar uma associação positiva na mente do público, aumentando seu valor de forma sustentável.

Sabe quando você abre a felicidade e não uma lata de Coca-Cola ou porque você paga R$7.000,00 em um Iphone novo? Então, isso é branding (qual é, pessoal, no fundo vocês sabem que não é câmera).

Caso você ainda esteja pensando, “mas isso é realmente importante para a minha marca?”, a gente vai te contar um segredinho.

Quando você se identifica com uma marca e ela atende ou até supera suas expectativas, você provavelmente pensa algo como “uau, a marca se importa com pessoas como eu”, você estabelece um vínculo e dá valor a ela.

 

E você não está sozinho, na verdade cerca de 65% do público compartilha esse mesmo sentimento, e essa é a importância da gestão de marca.

 

 

Mas... o que é uma marca?

 

Uma marca é muito mais que um logotipo ou um nome, é um conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do seu produto ou serviço. A sua marca envolve tudo aquilo que representa o negócio e é através de estratégias de Branding que você faz com que o público reconheça e lembre de você na hora da decisão de compra.

Simples formas como 3 listras irão te remeter a Adidas, por exemplo, e você nem ao menos precisa de uma representação visual para que te reconheçam, você duvida?

 

HELLO MOTO

 

Admita, você fez a voz, né?

E é justamente por isso que uma estratégia de Branding é tão importante. Você nunca terá controle total sobre como sua empresa será percebida, porque é diferente de indivíduo para indivíduo, o que faz com que você tenha que se diferenciar da concorrência, criar uma marca única e que entregue experiências especiais e exclusivas.

 

Tá, e como eu faço isso?

Sejamos racionais, você não vai começar como o CEO mundial do Branding, mas existem alguns pilares que podem ajudar você a posicionar a sua marca de uma forma mais clara e agradável para o seu público.

 

Construção ou reformulação da marca.

Esse é seu primeiro passo, resultado de todas as próximas etapas dependem dessa, então é melhor que você REALMENTE DÊ ATENÇÃO (tipo você faz com o microondas quando quer desligar ele faltando 01 segundo para apitar).

O que você precisa é estabelecer através de quais elementos a marca vai se comunicar com o público, e isso é feito a partir de dois princípios:

 

1 – Identidade visual:

Aqui você vai definir o logo, a tipografia, as cores e o manual da marca, um guia que irá orientar como a marca deve ser trabalhada, constando cores, fontes, formas de aplicação do logo permitidas em situações variadas, etc.

Essa parte vai te ajudar a definir quais sensações você vai transmitir, a identificação do público e sua percepção quanto à marca

 

2 – Posicionamento

Aqui estão os valores da sua marca, a maneira que ela se dirige às pessoas (seu tom de voz), o conteúdo que você deseja transmitir, em quais canais de comunicação e qual linguagem você deseja utilizar, ou seja, identificar quais palavras e expressões podem te ajudar a aproximar seu vínculo com o cliente.

Tendo isso definido, é hora de partir para o...

 

Ponto de venda

O ponto de venda, também conhecido como PDV, é o local onde o público tem contato com a empresa e seus produtos ou serviços.

Não necessariamente uma loja física, o PDV é, como o próprio nome diz, o local onde você realiza suas vendas, sendo ele virtual ou não. O ponto importante aqui é, cuide da aparência do seu PDV para favorecer a conexão esperada com as pessoas.

Garanta um ambiente organizado, que atenda à sua identidade visual e ofereça uma experiência agradável ao seu público-alvo.

Agora, você precisa saber aonde se posicionar, e um ótimo lugar para isso são as...

 

 

Redes sociais

A internet é a maior vitrine do mundo e as redes sociais são, e vem se tornando cada vez mais, um ótimo canal de comunicação com seu público.

Entre os #sextou’s dos seus amigos e seu tio postando 6 fotos pescando por semana, você pode encontrar nas redes milhares e milhares de marcas, e 50% dos usuários segue entre uma a quatro delas.

É nas redes sociais que muita gente consome conteúdo, compartilha, comenta e reclama das marcas e usar isso ao seu favor, vai te trazer diversas vantagens.

Use publicações para reforçar seu posicionamento, entregue conteúdo de valor e interaja com sua audiência, aproxime-se de seu cliente e deixe que esse vínculo seja o diferencial em sua próxima decisão de compra.

 

Para concluir

Além dessas, existem inúmeras outras estratégias que você pode explorar e que irão lhe aproximar do seu público-alvo, como marketing de conteúdo, promocional, de experiência, seja qual for a linha que sua empresa deseja seguir, existe um caminho a ser traçado para ajudar ela a crescer e melhorar a experiência com o público.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e nos ajude a saber como podemos ajudar o seu negócio a crescer, juntos. Afinal, juntos a gente soma. 
 

compartilhe!


Comentar





Veja Também