blog

Você está usando hashtags errado!




Hashtag é a união de uma palavra com o famigerado "jogo da velha" (#). Ela é muito usada em redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, com o objetivo de direcionar o usuário para uma página com publicações sobre o mesmo tópico.  Sejamos francos, a essa altura do campeonato, minha avó usa hashtags em fotos das suas toalhas de tricô, então por que ninguém sabe ao certo como as usar assertivamente? Vem comigo.

 

Como, quando e por quê?

Hashtags são uma ferramenta incrível para inserir sua publicação em tópicos que estão se tornando tendência e são extremamente acessíveis, qualquer um pode utilizá-las. Bem, você provavelmente já sabe como criar uma hashtag, basta colocar o jogo da velha antes da palavra-chave escolhida, escrito tudo junto, pois hashtags não contém espaços.Fácil, não é mesmo? Eu poderia criar uma agora, só por diversão.

 

#blogdasoma #marketingdigital

 

Veja, é muito simples utilizar a hashtag e pode ser extremamente útil, a maneira com que você faz isso é o que determina se será efetivo ou irá prejudicar seus resultados. 

 

Sempre faça uma pesquisa, mesmo que breve. 

Hashtags costumam ter muitas variações, principalmente quando fontes oficiais estão envolvidas, embora essas fontes possam sugerir hashtags oficiais como as da Copa Do Mundo, Loolapalloza e Planeta Atlântida, embora isso não garante que uma hashtag não oficial acabe “bombando” mais.

 

Então como escolher a correta?

Obviamente não existe uma fórmula mágica, mas tem algumas práticas que podem te ajudar, por exemplo:

 

Não coloque todo o conteúdo em uma hashtag

Prefira algo mais abrangente, hashtags muito específicas restringem a pesquisa e diminui o volume de conteúdo encontrado, por exemplo #bbb21 funciona melhor que #ajuliettefoicampeadobbb21 (embora seja a mais pura verdade).

 

#não #use #uma #hashtag #pra #cada #palavra

Sim, eu sei que você pensou na sua amiga influencer wannabe assim que leu as palavras dispostas dessa forma. Esse é um erro muito comum, desta forma você está inserindo o seu conteúdo em diversos grupos de pesquisa, não necessariamente no que você planejava inicialmente, o que atrapalha nossa próxima dica.

 

Use hashtags que estejam de acordo com o tema do post

Não adianta usar #nature na sua foto sem camisa na sala de casa ou linkar algum assunto dos trendig topics na foto do seu bolo de cenoura (que por sinal, para de ficar abrindo o forno que ele vai batumar). Usar uma hashtag só porque ela está sendo altamente pesquisada vai ser pouco eficaz para a disseminação do conteúdo, além de ser (quase) tão feio quanto usar figurinha do Ramadã pra buscar engajamento. Vocês hein...

 

Confira a ortogrfia

Viu o que eu fiz alí? Um erro simples de ortografia pode atrapalhar muito, pois é a chance de que várias pessoas cometam o mesmo erro no momento de criar ou pesquisar a hashtag é minúscula.

 

Mas lembre-se, o essencial é a pesquisa

Para isso, todas as redes sociais dispõem de sistemas de buscas, além de ser possível encontrar ferramentas muito eficientes para essa função. Você não pode simplesmente usar qualquer hashtag sem critério.

Além disso, precisa estar de acordo com as políticas de uso da rede social, caso contrário, poderá sofrer punições e perder engajamento. No Instagram, quanto mais hashtags, melhor (mantendo o bom senso). No Facebook, se você usar mais do que duas, perderá engajamento.

Mantendo essas pequenas práticas em mente e, é claro, com muita tentativa e erro, é possível utilizar essas pequenas maravilhas da interwebs a favor do seu perfil ou de sua marca e conseguir o tão esperado engajamento. Ah, e uma dica bônus de despedida:

#tbt é só na quinta-feira, parem de envergonhar o titio!
 

compartilhe!


Comentar